quarta-feira, setembro 15

dis is da bestah! it's yummah!

Ontém, tivemos o seguinte diálogo durante a reunião de cúpula do G3:

Guilherme diz:
*hauhauahuahauhauahuahuahu
*ju, o blog registra o publicador do post, vc viu
*/
*?
jay http://cozinharendezvous.blogspot.com/ diz:
*vi
*mas ta em árabe
*e nem todo mundo foi alfabetizado
*em árabe
*né...
*sabe...
*con-di-ções!
*heueheueheuheueheueheuehe
Guilherme diz:
*hahahahahhahah
*entendi ^^
Gabriela diz:
*hahahahaha
*eu mesma
*fui alfabetizada em hungaro
Guilherme diz:
*e eu em código morce
jay http://cozinharendezvous.blogspot.com/ diz:
*hauahuahauahauaha
*e minha amiga
*em codigo binario
*um luxo

Piadas a parte, acabei por me lembrar de um recetinha simples - coisa que qualquer pessoa consegue fazer, até mesmo os piscianos dramáticos...heueheueheuehuee...no pun intended - e muito saborosa. Coisa pra se fazer quando se está sem criatividade: charuto! =) E claaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaro, com uma boa coalhada! ^^
Veja bem, aqui estou postando a MINHA versão, por isso, os cozinheiros tradicionalistas, por favor, não me venham com o "ai... eu não faço assim..."!
Para isso vamos lá na geladeira pegar:

700 gramas de carne moída (também se pode fazer com carne de carneiro ou com carne de porco - dis is da bestah! it's yummah! - ou até mesmo por proteína de soja texturizada, hidratada no leite com shoyu! ^^)
arroz cru
um maço de hortelã
folhas de uva (se não conseguir, pode ser repolho, que também fica uma delícia)
pimenta síria
sal
1 cebola grande
4 cabeças grandes de alho (ou mais, se preferir)
noz-moscada
azeite
1 tomate sem pele e sementes
1 litro de leite
1 copo de iogurte natual (já tomou seu Activia hoje? hauahauahauahauahauah)

Pois bem, dois dias antes de fazer o charuto, devemos fazer a coalhada. Aqueça o leite até uma temperatura suportável - você pode pingar uma gotinha nas costas da mão, como se faz com a mamadeira do bebê, por exemplo. Passe o leite para um recipiente de vidro ou louça e acrescente o iogurte, mexendo bem. Cubra com o pano de prato limpo e coloque uma tampa para evitar que o pano toque a mistura. Por fim leve ao forno - desligado! - e deixe lá por 12 horas para que os bichinhos se reproduzam.
Findo este prazo, leve a coalhada para a geladeira e deixe por mais 12 horas. E aí, você pega uma peneira grande - um escorredor de arroz, whatever, mas tem que ser algo que tenha furinho - forra com um pano de prato limpo, despeja a coalhada sobre ele e cobre bem para que ela não resseque. Coloque um recipiente embaixo da peneira para que ele recolha o soro que vai escorrer e retorne para a geladeira. Após outras 12 horas você vê se já atingiu a consistência desejada; senão, deixe mais algum tempo lá quetinho.
Assim que você começar a coalhada, convém também fazer a pasta de alho. Tome 3 cabeças de alho e passe os dentes - descascados! heueheueheuehuee - no processador, liquidificador, whatever, até que fique uma pasta homogênea. Misture com azeite a gosto - quanto mais melhor - e coloque em um vidro, tampando bem. Deixe o vidro na geladeira até a hora de servir.
Quando a coalhada estiver pronta, é hora de começar a outra parte. Pegue a carne e meça em xícaras. Aí, pegue a metade do volume da carne e meça de arroz cru; lave-o e deixe escorrer bem. Eu gosto de menos arroz e mais carne, mas a medida por ser de 1 pra 1, sem problemas.
Espalhe a carne em uma tigela. Jogue sal a gosto, regue levemente com azeite, coloque a pimenta síria a gosto, a noz-moscada a gosto, as folhas do maço de hortelã picadas bem fininho. Passe em um processador a cabeça de alho que restou junto com o tomate sem pele e sementes, e adicione. Rale a cebola e adicione.
Misture tudo muito bem com a mão, e, por fim, espalhe a carne novamente e adicione o arroz, e torne a misturar bem.
Feito isso, pegue as folhas de uva bem lavadas e com os talinhos cortados, e leve à água fervente por alguns segundos até que fiquem maleáveis e escorra. Faça o mesmo com o repolho, caso o esteja usando, só tome cuidado para não deixar as folhas moles demais. =)
Pegue uma porção da mistura de carne - uma colher de sopa - enrole no formato de um kibe, coloque sobre a folha e enrole dobrando as pontas para dentro. Não deixe o charuto muito apertado pois o arroz irá crescer e rasgar a folha. Quando terminar, forre o fundo de uma panela larga - um salve para quem inventou o teflon - com algumas folhas de uva, para que os charutos não fiquem em contato direto com o fundo. Arrume-os bem para que não fiquem sambando, fazendo escapar o recheio. Coloque água pouco acima do nivel dos charutos, também os talos da hortelã - e espere o perfume subir com o vapor - e deixe ferver tampado. De vez em quando veja se a água não secou demais; caso isso aconteça, reponha. Tão logo perceba que os charutos aumentaram de tamanho - por conta do arroz - desligue e sirva.
Aqui, a gente costuma comer o charuto com a coalhada bem gelada e com a pasta de alho. Você pode colocar alguns charutos no prato, uma generosa porção de coalhada regada com bom azeite e um pouco de sal, e uma porção da pasta de alho com um pouco de sal também. Dá pra comer o dia inteiro! =)

Afiyet olsun! [é, em turco dessa vez, porque me esqueci de como é "bom apetite" em árabe... u_u ]

ps.: não vou mais assinar as matérias...heueheueheuheueheueheeheueheheuehe
pps.: fiz esta receita na casa da minha amiga Dulce Gabi e amamos! ^^

7 comentários:

  1. Nossa! Uma reeita super looooongaaa e cheia de procedimentos! Será que um psciano trágico como eu daria conta? Apesar de demorar uns dias para ficar pronta, nao parece ser um bicho de sete cabeças. E a sugestão da substituição da carne por proteína texturizada de soja vai muito bem. Para quem não gosta de jeito algum do sabor da PTS, recomendo que a prepare com um pouco de molho barbecue, que deixa o sabor mais próximo ao de carne, mesmo... heheh

    ResponderExcluir
  2. mmmm ... vou fazer isso, hidratar com molho barbecue... costumo hidratar com shoyo e fica muito bom. mas com shoyo e molho barbecue deve ficar bem saboro... vou experimentar e então posto aqui

    ResponderExcluir
  3. Gostou? Dica de Randy!*... rsrsrsrsrrs






    * Frase dita por Whooooopy Goldberg no filme Ghost, na cena em que Oda May, fingindo ser Rita Muller, falava com o gêrente do banco a respeito das ações que ele comprara da Gibraltar.

    ResponderExcluir
  4. hauhauahauahauaa...falando em "ghost" me lembro de uma cena em que o cara poe a arma na cara dela e perguunta "cadê o cheque? me dá o cheque!" e ela "eu dei de presente..." hauahauahauahauahau

    ResponderExcluir
  5. auahuahauhauhauahuahauhauhu.... cenas impagáveis. Essa 'atora' é óteema!

    Joe, hoje é dia de que de que de quê? Vou começar a coalhada!!! ^^ Farei a coalhada e a pasta d'aio. Vou fotografar. Em uma semana, o post terá uma foteenhaaaa... [que é o tempo para eu terminar a receita.. hehehe]

    ResponderExcluir
  6. Faz na casa da Gabi e nem avisa né...Qdo vier pra Tupã, faça aqui na dasa da mãe da Gabi...rsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. CASA******errei...rssssssssssssssss

    ResponderExcluir