terça-feira, setembro 14

As-salam aâleikoum!!! =)

Ahla salam! Bem-vindos!

Bom, com a singular demonstração de sua argúcia, a Gabi me deixou pouco por fazer. Creio que o nosso blog já está mais do que bem apresentado.
Neste minuto, sento-me aqui, com uma Heineken, meus Marlboros, e Sade de fundo repassando nossos maravilhosos, e incontáveis, momentos.
Posso apostar quantas mangas forem necessárias - piada interna; um dia eu explico melhor - que minha cara irmã/amiga/confidente/analista pensou que eu começaria nossas postagens com a lendária foccacia da nossa república. Todavia, resolvi deixar esta incumbência a ela, e resolvi começar com um pão que, creio eu, será interessantíssimo para todos.
Abaixo seguem os ingredientes:

3 ovos
40 gramas de fermento biológico
3 colheres de sopa rasas de açúcar
três quartos de xícara de chá de azeite
2 xícaras de chá de leite tépido
1 xícara de flocos grandes de aveia
meia xícara de semente de girassol
um quarto de xícara de gergelim branco torrado
um quarto de xícara de gergelim preto
meia xícara de pistache torrado e triturado
sal a gosto
farinha de trigo integral (+- um quilo, ou o quanto baste para sovar a massa)


Deixe o leite tépido. Dissolva o fermento no açúcar em uma tigela de vidro, junte o leite, o azeite, e coloque em um lugar quente e protegido por 20 minutos (eu costumo colocar no microondas - desligado! heueheueheuheue).
Após os 20 minutos, misture em uma tigela grande a mistura do fermente com todos os outros ingredientes, exceto a farinha, e bata bem os ovos antes de adicioná-los.
Misture tudo com a mão e vá juntando a farinha aos poucos até que a massa pare de grudar na mão.
Faça uma bola grande e deixe na tigela. Cubra bem a tigela com toalhas de mesa para que fique bem quentinho, e deixe descansar por meia hora. Caso queira seguir a tradição da vovó, coloque uma bolinha da massa dentro de um copo com água e espere que a bolinha suba! =)
Findo os trinta minutos, divida a massa em partes iguais - quantas partes desejar, pensando no número de pães. Forre a mesa com a farinha e abra a porção com o rolo de macarrão - aqui a gente também usava garrafa de vinho..heuehueheueheueheu - até que ela fique bem fina; então, enrole o pão e coloque sobre uma assadeira untada com óleo apenas.
Cubra tudo no final e deixe descansar por mais meia hora - ou até a bolinha... Findo este prazo, leve os pães ao forno médio pré-aquecido. Em torno de meia hora está lindo, grande, e sua cozinha se encherá de perfume! =)
Finalmente, para acompanhar o pão fresquinho, tudo vale: a manteiga aromatizada com ervas da Gabi, geléia de blueberry, a geléia de pimenta da dona Cassiana...
Bom apetite! =)


- Joseph -

Um comentário:

  1. Um dia, e esse dia será em muito breve, eu vou conseguir fazer esse pão, e de tudo o que vai me frustar vai ser bem a parte do cheiro inundando a cozinha. Mas tudo bem, eu compenso com maior quantidade.... heheheheh

    ResponderExcluir