sexta-feira, setembro 17

Café Troia Canela e Laranja

A cor escura do café é um convite para a transcedência. Nada como um bom café feito na hora, seja da maneira como for. O tradicional cafezinho, parceiro meu dos domingos de manhã de padarias, tem um lugar reservado no meu coração gustativo. Mas confesso que brincar de fazer café virou um delicioso passatempo na minha vida durante essa loucura do mestrado.

Misturar outros ingredientes no café às vezes não muda o aspecto da bebida, como faria o leite, por exemplo. Um Café Troia é caracterizado por não apresentar nenhum indício em seu aspecto de que existem outros temperos, que podem pegar o degustador de surpresa. A receita de Café Troia que eu escolhi para colocar aqui hoje é a que estou bebendo agora. A ideia surgiu depois do post da Bi, sobre o Café Galangal. Para mim, gengibre e canela fazem parte de um mesmo universo. Sempre que falo sobre um, vem o outro. E mais o cravo, ainda. Mas tudo me vem uma memória que tem um saborzinho de frutas também, uma aguardente.... Por conta dessa lembrança, vai aqui o meu novo café. Voilà la recette!!! (Oui, chèri, français. On parle de café sans parler français n'est pas le même.)

CAFÉ TROIA CANELA E LARANJA

Café (pronto, prepare ao seu bel prazer como queira)
Um pouco de Curaçau transparente (O curaçau é um licor a base de laranja.)
Uma rama bruta de canela (um pau mesmo, nada dessas lasquinhas aí!)

Modo de preparo:
Hum... rsrs. Adivinha. Coloque o café bem quente na xícara, que estará esperando com a canela dentro. A temperatura do café vai soltar o sabor da canela nele. Depois, coloque quanto baste d curaçau. Mexa e beba.

FIKADIKA:
O curaçau é uma bebida bem doce, já. Se você não fizer questão do açucar, nem precisa adoçar. Se você faz questão, então use menos, para não esconder o sabor dos outros ingredientes ;)

FIKADIKA 2:
A canela é uma especiaria que agride em muito a nossa natureza. Existe uma maneira mais sustentável de lidar com a canela. Utilize sempre ramas mais grossas, mais brutas. Elas podem durar muito mais tempo do que você imagina. Depois que você usa, pode lavar, deixar secar e guardar para usar de novo. Assim, vc economiza de ficar comprando canela sempre, sempre tem canela, e pode abusar dessa especiaria de maneira mais sutilizada.

Um comentário: