quarta-feira, setembro 22

Bolo de Luz Banana & Laranja

Seguindo o mesmo ritmo da sopa fria que a querida Bi postou, venho também oferecer uma receita que ficou uma delícia... e adivinha só? Super levinha mesmo! Indico para cafés da manhã e lanches da tarde. Mas não muito, heim? Prefira sempre uma fruta - mas quando quiser comer um bolinho simples sem tanta culpa, é só se jogar nessa recetcheenha que ficou di.vi.na.

Quanto ao título, é claro que eu adaptei, assim como a receita, que eu tb peguei num site e alterei... hehehehe. Seguindo uma tradução porca/irônica do termo "light", aquilo que for leve o bastante para quebrar um paradigma de açucar e gordura eu vou chamar de Receitas de Luz. Afinal, luz mesmo não engorda, mas como ninguém está afim de realizar a fotossíntese, o jeito é maneirar no açucar. E como ja se esperava de mim... ESSE BOLO NÃO VAI AÇUCAR!!! (a.do.ro letras garrafais para dizer tchau pro velho açucar de guerra. Bom, sem mais chorumelas. Vamos ao que viemos.... Voilà la recette!

 Ingrédients


2/3 xícaras de farinha de trigo integral (siiim, pode ir se adaptando que eu ja comecei tb)
2/3 xícaras de farinha de trigo comum (vai se despedindo, flor!)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de especiarias moídas (canela, noz-moscada e cravo)
2 bananas bem maduras (usei tão maduras quando a Sharon Stone em Instinto Selvagem 2)
1 ovo
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 laranja
3 ameixas secas
3 damascos secos

Préparation

1. Pré-aqueça o forno a uma temperatura alta mesmo. A mais alta que puder. Deixe já untada também uma forma PEQUENA - como se pode ver, vai pouca coisa na receita. Uma forma muito larga vai deixar o bolo baixinho (como aconteceu comigo).

2. Peneire as farinhas, o fermento e as especiarias numa tigela. Pique sobre a mistura seca as ameixas e os damascos também.

3. Amasse bem as bananas Sharon Stone (salve-as de serem jogadas no lixo no dia seguinte), misture bem o ovo e o suco da laranja. A casca dela pode ser ralada e misturada na banana também. Fica a critério de cada um. Eu coloquei a casca quase que da laranja inteira. Misturou tudo mega hiper master ultra 'pauer' bem? Ótemo.

4. Misture as duas misturas até morrer. Vai ficar meio estranha, pouca e meio massudinha. Mas é assim mesmo. É só colocar na forma e lascar no forno pra assar por mais ou menos 40 a 45 minutos. Lembre-se de abaixar a temperatura do fogo quando começar a assá-lo. Sugiro 180º. Não que eu ache que seja típico nas repúblicas um forno com indicação de temperatura, mas o nosso público pode ser mais variado do que imaginamos e eu nao quero que deixem de fazer a receita só por causa disso... hehehehe.

5. Retire do forno quando estiver fria e mande pra dentro. Mastigue bem e várias vezes. Engula e diga: HUUUMMMM!!!!!!! REALMENTE FICOU BOA ESSA RECEITA ;) 

8 comentários:

  1. gui, suas fotos estão cada dia mais lindas...

    ResponderExcluir
  2. eu consegui sentir a textura desse bolo

    ResponderExcluir
  3. Olha que chique os elogios de Bi sobre minhas fotos!! ^^. A textura dele... huummm... macio e o puro sabor da banana e das especiarias, sem o açucar para avacalhar... hehehe

    ResponderExcluir
  4. Gui: dois terçou ou de duas a três xícaras?
    A receita vai duas vezes 2/3 = 4/3 (? isso não é possível, né? :P rsrsrs
    Mesmo que seja uma xícara e meia (é menos na verdade) ainda acho pouca farinha
    o que vc acha?
    Bi: dois terços
    rsrsrsrsrs
    só nao entendi essa sua conta... 2/3 = 4/3 ??
    2/3 + 2/3 = 4/3
    isso é possivel
    Gui: mas o inteiro de algo que seja divido em três partes só pode ser igual a no mínimo e no máximo 3!!!
    Isso é uma abstração culinária de alto grau cultural, segundo Vygotsly, aloka... rsrsrsrsrs
    mas então, não é pouca farinha, de qualquer forma?
    nao dá duas xícaras de farinha!!!
    Bi: nao pode nao
    rsrsrsrsrsrsrs
    Gui: Será uma receita com pouquissima farinha?
    Bi: existe 4/3 sim
    Gui: eu acho que sim porque só vai um ovo tb
    ok, gabi. eu me entrego à ignorancia matemática... srsrsrsrs
    Bi: seria um copo dividido por tres
    inteiro... mais ¼
    Gui: uma xícara, no caso
    Bi: Ops
    1/3
    Gui: Sim
    Bi: seria 3/3 e 1/3 que seria um inteiro e um terço
    q loucura
    Hahahahahaha
    Gui: e isso não é pouco para ser tudo de farinha numa receita?
    Bi: ta parecendo
    Gui: auhauhauahuahuahauhauhauahuah
    ta parecendo o que?
    Bi: q é pouco
    Gui: que é pouco... huuum
    será que nao é o caso de uma receita que vai pouca farinha?
    Bi: pode ser, mas deixa um pouco de farinha reserva
    vai q precisa
    Tipo
    eu sei q bolo de milho vai pouca farinha
    pq fica bem cremoso, né
    e mole
    mas as outras coisas tambem estao em pequena quantidade
    acho q é um bolinho pequeno
    rsrsrsrs
    ou um bolo com muitos sabores
    Gui: huuum... pode ser. eu vejo bolos de laranja bem molhadinhos. Isso é por conta de pouca farinha também, talvez (perto do suco que a laranja solta, né?
    Bi: faz sentido
    Gui: eu acho é que vai ficar duro
    mas vou tentar assim mesmo.
    Vamos ver no que dá
    Bi: sim..
    a proposito
    parece ser uma delician
    Gui: pois é, amiga.
    Nada como umas bananas começando a passar na nossa frente para a gente inventar uma coisa com elas já.
    Heheheheh
    vou lá fazer e vamos ver como é que fica.

    ResponderExcluir
  5. ...e eis que hoje, enquanto almoçávamos, eu tive que dizer: "ué, gui...o que aconteceu com os seis oitavos???" ahuahauahauahauhauhauhauahauahuahauahuahaua...
    ...crianças, lembrem-se sempre de igualar os denominadores antes de uma adição de frações, ok? heueheueheuheueheuheuehueee...

    Te dedico!

    ResponderExcluir
  6. Se não é o nosso amigo Joe nessa história, eu nunca ia me lembrar de como realizar essa simples operação.... hahahha. valeu, Joe!!

    ResponderExcluir
  7. hahahahaha.. nao creio que essa conversa veio pro blog... ótimo pra registrar...

    ResponderExcluir