quinta-feira, janeiro 27

Skorthalia

...bom, devo admitir que minha vida é regida pela música...o ritmo que estou ouvindo manda desde o meu humor até o que vou tirar da geladeira pra comer...
...como estou numa pira de música grega, vou colocar uma receitinha super fácil e que pode acompanhar qualquer prato: Skorthalia... que nada mais é do que uma pasta de alho...já fiz em casa algumas vezes, mas não sabia sua origem até hoje...aqui vai:

Ingredientes:

1 cabeça de alho
300 g. de batatas cozidas
1/2 xicara de azeite
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
sal a gosto
tomilho a gosto
2 pães amanhecidos embebidos em leite
100 g. de amêndoas

Preparo:

Coloque o alho com o sal em um pilãozinho e soque até obter uma massa. Junte a massa às batatas cozidas, em uma outra tigela e amasse tudo até ficar homogêneo. Adicione o azeite, o tomilho (de preferência fresco), o aceto, os pães e misture bem.
Quando a massa estiver totalmente misturada, junte as amendoas passadas no processador/liquidicadir/mixer/etc e misture bem.
Sirva em temperatura ambiente. Acompanha de tudo, mas eu acho que fica formidável com aves e peixes, principalmente.

Καλή σας όρεξη!!!
[pra quem não lê em grego...: "bom apetite".../kalí saz óreksi/ ^_^]

E você, também, pode degustar essa iguaria sozinha ou com um pot-pourri de verduras e legumes.
Eeeeeeeeeeee...enquanto você come, aprecie esta maravilhosa canção grega:

Artista: Kaiti Garbi
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lVrsPdIaKcI

"Γαλάζιο και λευκό"

Τα μάτια μου ανοίγω,
βλέπω γαλάζιο ουρανό,
Θεσσαλονίκη φτάνω,
μπροστά στον Πύργο το Λευκό,
και συ να με κοιτάζεις,
να με κοιτάς και ν'απορείς,
δε ξέρεις τί θα κάνω,
δε μπορείς να φανταστείς...

Όλο τον κόσμο θα τον βάψω
γαλάζιο και λευκό,
για την Ελλάδα τραγουδάω,
για την Ελλάδα που αγαπώ

Γαλάζιο και λευκό.

Γαλάζια τα όνειρά μου,
μια θάλασσα τα μάτια σου τα δυο,
με το λευκό του ήλιου
με κάνεις να σ' ερωτευτώ
και όταν με κοιτάζεις,
όταν κοιτάς και απορείς,
δε ξέρεις τί θα κάνω,
ούτε μπορείς να φανταστείς...

Γαλάζιο και λευκό.

Έλα δω κοντά μου
να σου δείξω τα όνειρά μου
και να κάνουμε τον κόσμο όλο ένα
Όχι μόνο φίλοι
όταν έχουμε παιχνίδι
θέλω πάντα την αγάπη σου για μένα
Όλη η Ελλάδα ένα

Pra quem não lê em grego...:

"Galazio ke lefko"

ta matia mu anigo
vlepo galazio urano
Tesaloniki ftano
borosta ston Pirgo to Levko
ke su na me kitazis
na me kitas ke naporis
de kseris ti ta kano
de boris na fantastis...

olo ton kosmo ta ton vapso
galazio ke levko
gia tin Elada tragudao
gia tin Elada pu agapo

galazio ke levko

galazia ta onira mu
mia talasa ta matia su ta dio
me to levko ti ilioi
me kanis na serotevto
ke otan me kitazis
otan kitas ke aporis
de kseris ti ta kano
ute boris na fantastis

galazio ke levko

ela do konda mu
na su dikso to onira mu
ke na kenume ton kosmo olo ena
ohi mono filos
otan ehume pehnidi
telo panda tin agapu su gia mena
oli i Elada ena



S heukorthalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário