domingo, outubro 21

Bolo de desaniversário

Bolo de desaniversário


Dia de fazer algo de diferente e, como hoje não é meu aniversário, mas o bolo ficou com cara de bolo de aniversário, será bolo de desaniversário...e não, não tenho andado muito com a Alice...
Esta receita é trabalhosa, porém, simples e vale muito a pena.

Pão de ló:

6 ovos (se forem muito grandes, use 5)
2 copos americanos de açúcar
2 copos americanos de farinha
1 copo americano de água fervendo
1 colher de sopa de fermento
baunilha a gosto
raspas de laranja

Bata as claras em neve e junte o açúcar e as gemas sem parar de bater. Em seguida, adicione a baunilha, a farinha, e bata até ficar homogêneo; por fim, misture o fermento batendo em velocidade mínima e a água fervendo.
Asse em forno médio, em assadeira redonda.
Reserve e deixe esfriar.

Geléia de banana:

14 bananas nanicas bem maduras
água suficiente
baunilha a gosto

Eu detesto essa idéia de usar açúcar em geléia. A frutose já basta, né?! Então, vá à feira, ou ao mercado, e procure as bananas mais maduras que encontrar; se a casca já estiver escurecida, melhor ainda.
Pique as bananas em rodelas, complete a panela com água e ferva. Desligue o fogo e bata tudo no liquidificador voltando à panela a massa resultante.
Coloque a baunilha e um pires virado para que não derrame enquanto estiver fervendo. Vá abaixando o fogo conforme a água for evaporando para que não queime o fundo. Mexa de quando em quando.
O resultado final é uma massa consistente, como brigadeiro de enrolar, escura e muito saborosa e perfumada. Reserve para esfriar e, se não for utilizar no mesmo dia, guarde em geladeira. E dá pra comer pura também!!! *_*

Creme:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Coloque a lata de leite condensado a panela de pressão para cozer (sem o rótulo!) junto com uma rodela de limão para não escurecer a panela.
A água deve estar na mesma altura da lata. Após pegar pressão deixe cozer por 40 minutos.
Deixe o creme de leite na geladeira por pelo menos 4 horas e, antes de abrir a lata, quinze minutos no freezer.
Após ter certeza de que a lata está fria - e, se possível após deixar na geladeira para melhorar a consistência - coloque o leite condensado cozido em uma tigela e misture com o creme de leite se soro, com a ajuda de um garfo, até ter uma massa homogênea.
Conserve em geladeira até a hora de montar o bolo.

Cobertura:

Você pode optar por chantilly, até mesmo aqueles prontos, mas eu recomendo o seguinte...

4 claras
2 colheres de sopa de gelatina sem sabor em pó
mel a gosto

Bata as claras enquanto derrete a gelatina em banho maria (sem adicionar água) e, após tê-la dissolvido, coloque o mel para que ele se aqueça no mesmo recipiente. Quando as claras estiverem em ponto de neve, e com a batedeira na potencia máxima, adicione a mistura de mel com gelatina e bata por mais 3 minutos.


Montagem:

Corte o bolo na metade e regue a parte de baixo com leite misturado a quantidade de baunilha que desejar, mas não exagere para a massa não ficar mole demais.
Espalhe metade do creme aos poucos para que a massa o absorva. Coloque a geléia toda e espalhe regularmente.
Pegue a parte de cima do bolo e vire de ponta-a-cabeça. Espalhe sobre ele o restante do creme e espere que a massa o absorva.
Por fim, cubra com a cobertura desejada.


Bom apetite!!! =)

Um comentário: