terça-feira, dezembro 28

Geleia Real na Temporada dos Morangos

Olá, minha gente! Época de fim de ano é assim: corrido para todos nesse mundo. É uma pressa engolidora de tempo e sono útil. Nesse verão, com esse calor que está fazendo em Maringá-PR e, mais ainda acertadamente, em Tupã-SP. No meio dessa correria, corra até um mercado, porque estamos em plena Temporada de Morangos!! Prepare suas funções cerebrais para armazenar essas receitinhas que levam a fruta do pecado [repensem a maçã, gente. Não caiam na da Serpente.. rsrs], pois os morangos estão chegando com tudo.
A cada receita da Temporada, vamos dar também uma pitada de bons textos e curtos sobre o morango. Acho válido saber o que exatamente estamos colocando na boca. Em se tratando de morangos, acompanham sempre um bom contexto. [;)]

Morangos em Calda Real

Pois bem, minha gente. Nossa primeira receita é de Morangos em Calda, do Edson. Chamei de Real porque, escondido na fantasia do meu imaginário, deve ter sido uma das primeiras receitas com a fruta – que o sabor do morango fosse o principal na escala gustativa do alimento [aloka.. rsrs]. Também é ele Real porque ele fica com uma linda cor vermelho vivo, bem vivo. Lembra a realeza. São as cores e seus valores sociais. Mas chega disso. Então, vamos à receita? Depois, para degustar os Morangos Reais, aproveite o texto para conhecer um pouco mais dessa fruta.



Recette

Ingrédients
Uma cesta de morangos silvestres colhidos no bosque [ou na promoção na feira e no mercado]
Água, açúcar, cravo

Préparation

Lave bem os morangos. Com uma faca, tire as folhas e aquela partinha do talo que fica na fruta. Faça um buraquinho nela se for preciso, que fica melhor ainda para entrar a calda.
Vá preparando a calda, agora. Numa panela no fogo, 2 medidas de açúcar por uma de água. Meio limão [espremido], para conservar a cor das frutas. Adicione 3 cravos. 3, apenas, viu? Se não, descaracteriza o sabor do morango. Aí, depois disso você testando seu ponto preferido: calda mais grossa, mais doce, mais rala, mais líquida, e assim vai.
Coloque os morangos na calda e abaixe o fogo. A calda deve penetrar nele pelo furo do talo tirado. Deixe tampado e em fogo brando.
Os morangos ficam prontos quando você bem entender. Vá aproveitando os diversos pontos da fruta. Aqui, nesse receita, deixamos que eles ficassem bem fofinhos, macios e tomados pela deliciosa calda de morango.


-----
Um pouco sobre o morango!

Formato de coração, vestido com a intensidade do vermelho, textura macia, e aroma silvestre que transmite ao paladar um tanto de agridoce, o morango, considerado a fruta símbolo de Vênus, é com certeza a fruta dos românticos.
° Na verdade, o fruto do morango são as sementes amarelas ou pretas, localizadas na superfície da parte vermelha. Tem poucas calorias, e é uma excelente fonte de vitamina C e potássio, além de possuir muitas fibras e poder prevenir certos tipos de câncer.

° Típico do verão de temperaturas amenas na Europa, o morango é uma das frutas mais conhecidas no mundo.
Embora tenham sido os ingleses, alemães e italianos que, na intenção de aumentar o tamanho da fruta e melhorar sua qualidade, quem preconizou o seu cultivo, o morango, até ao século XV nascia espontaneamente em regiões de clima temperado, e os primeiros a consumi-lo foram os franceses.
Os membros da corte de Henrique VIII adoravam morangos, e os italianos os usavam mais como erva medicinal, no tratamento de distúrbios digestivos e como tônico para a pele.

° No Brasil, o morango começou a ficar popular a partir da década de 60, e o auge da sua produção é entre junho e outubro, embora possa ser encontrado nos mercados o ano inteiro.
° O morango pode ser servido em pratos frios ou quentes, doces ou salgados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário