segunda-feira, dezembro 13

Conserva de Tomate

foto minha - tomate em conserva

   Eu adoro fazer conservas... eu me sinto "a cozinheira", "a bruxa"... É algo muito simples de fazer, até rustico, o sabor sempre é forte e marcante, e esperar alguns dias pra ficar pronto deixa tudo mais especial. Me sinto fazendo as coisas da maneira dos antigos... 

  Essa conserva em especial é muito saborosa e bonita, pq usa cores vibrantes, creio que ela pode acrescentar paixão a decoração de qualquer prato... e não é algo muito comum.
  Quando eu fiz a receita eu pensei q o tomate iria apodrecer, estragar... meu pai chegou na cozinha e perguntou "o que vc está fazendo? " e eu "conserva de tomate", e ele "isso existe?" eu disse "existe" fingindo a maior propriedade, mas ainda tinha minhas duvidas... acabaram depois de uma semana e meia, quando eu lembrei q ela estava guardada lá de baixo da pia e resolvi experimentar... Vamos a receita??


Voce vai precisar de:

fonte - google
Tomates italianos ( acho q usei uns 8, não me lembro)
sal grosso
Folhas de Louro à vontade (comos e diz a vontade em odetez?)
Pimenta do reino assim em bolinha
Azeite (vai bastantinho, por isso pode usar oleo composto, mas sem ser aqueles temperados, pq pode interferir no sabor)
alho à vontade


Modo de preparo:

fonte - google
 Corte os tomates na vertical em quatro (como na imagem do inicio do post), retire a semente, mas mantenha a casca, mesmo que nao goste... pq o tomate vai ficar bem molhinho, e sem a casca pode se desfazer... Quando eu fui fazer essa receita não sabia qual era o tomate italiano (que burra, né), eu só conhecia o tomate deborah, pq ta escrito assim na feira, e o tom ate rasteiro, além do cereja e do sweet grape... fui eu lá procurar no google pra ver qual era... é esse aí do lado, ele é mais comprido... descobri que esse tomate é o menos ácido de todos, (os grandes), por isso o melhor pra fazer molhos e tal...
continuando, vc vai deixar esses tomates escorrerem, pra sair toda agua, na receita original falava 12 horas, mas nesse calor q tá, deixe menos, umas seis, ou menos até.
Antes de fazer a conserva esterelize um pote de vidro (eu boto pra ferver na agua), coloque uma camada de tomate, e umas folhas de louro, e algumas pimentinhas, sal grosso, tomate, louro, pimentinha, sal grosso, mas deixe um espacinho para o alho e para uma vaguinha pq o tomate vai fermentar nesse processo e crescer um pouquinho ( o joe uma vez esqueceu desse detalhe e perdeu uma champagne de pessego q ele tava fazendo, estourou a garrafa, foi lindo, qualquer dia ele conta). complete com alho, e jogue azeite até cobrir tudo, guarde em um lugar fresco e escuro por pelo menos uma semana.
 pode comer com pão, colocar em lanches, saladas, ou os pratos q vc inventar,  como aperitivo eu acho um pouco oeloso demais, mas o alho fica uma delicia pra isso...
nessa receita praticamente descobri a pimenta do reino e o louro... acho isso outra coisa legal das conservas, elas potencializam o sabor de cada ingrediente...
 o proximo post será um modo de comer o tomate em conserva

2 comentários:

  1. Bravo!! Receitas lindas as duas!! Amay. O texto, as suas fotos *.*. E eu tava ensaiando para terminar de escrever a Temporada dos morangos, e agora com esses lindos posts, eu vou me animar muito mais para terminá-los! E quanto a esse tomatcheenho, eu nao conhecia!! Ai meu deus!! Sabe o quê? conserva, gente?! Eu sou muito ansioso e não conseguiria pensar em outra coisa durante todo o tempo de 'hibernação' da compota. Mas esses tomates mexeram muito com a minha imaginação. Para o uso, pensei como substituto para o tomate seco, para dar uma variada. Ja pensou na pizza?

    ResponderExcluir
  2. nossa, deve ser uma delicia na pizza, pq pensa, vai assar, e o azeite do tomate tambem vai assar.. ele fica bem mais azedinho q o tomate seco, q ´e mais doce.. adorei a ideia, e pode-se guardar por moooito tempo...

    posta a temporada do morango... as pessoas gostam!!! (tipo eeeu)

    o blog precisa de movimento

    ResponderExcluir